quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Minha mãe não confia em mim o que fazer ??

É fato que tem mãe que exagera e resolve não sair do pé. Mas será que a culpa é SÓ delas? A história da Y. pode ajudar a gente a entender melhor essa relação que, às vezes, pode ser tão difícil:
“Eu não aguento mais! Minha mãe não confia em mim. Ela não gosta dos meus amigos, fica fuxicando no meu diário, mexe no meu celular, lê os históricos do meu MSN, e quando saio, ela vai atrás de mim. Total invasão de privacidade! Estou sofrendo muito com isso e não sei mais o que fazer. Help!”
Acredito que como a mãe da Y. existem muitas outras por aí, talvez não tão desconfiadas quanto ela, mas também empenhadas em descobrir todos os “mistérios” ds suas filhas. Por que será?
A adolescência dos filhos não é mesmo uma fase muito fácil para os pais. Pensa bem…até então, enquanto a gente era criança, nossos pais eram tudo o que havia de mais incrível: eles sabiam tudo, nos ensinavam tudo e estar ao lado deles nos deixava mais seguras. E daí, a gente cresce um pouco, descobre que existe todo um outro mundo para além daquilo que eles nos mostraram e, pronto, eles não sabem mais NADA.
É um processo bem natural, afinal de contas, temos mesmo que aprender a trilhar nossos próprios caminhos. Natural e um pouco dolorido também. Para nós, que começamos a ter que resolver os problemas da vida sozinhas e para eles que tem que aprender a deixar a gente enfrentar o mundo por conta própria.
Então, como achar a medida certa? Se fazer presente, continuar cuidando pela felicidade do seu filho, mas sem se intrometer demais, sem proteger demais, sem virar uma paranóica? Não me parece uma tarefa fácil e por isso acho que a gente tem que colaborar um pouco.
Não adianta querer bloquear os pais da nossa vida completamente. Lógico que eles não precisam saber de TUDO, mas deixar que eles participem é fundamental para deixá-los mais seguros e confiantes. E também é bom pra gente, porque a vida fica sem dúvida mais fácil se podemos contar com a cumplicidade e apoio deles.
Por isso, Y., ao invés de querer espantar a sua mãe, que tal convidá-la para um papo sério? Perguntar para ela, e estar sinceramente disposta a ouvir a resposta , do que ela tem tanto medo, do que ela tanto desconfia. Pode ser um monte de maluquices estejam passando na cabeça dela, porque o mundo pode ser mesmo muito perigoso, e só conversando muito para vocês conseguirem se entender e acabar com tanta desconfiança.
Vai ser um processo, mas acho que tentar se aproximar dela vai surtir mais efeito do que procurar mais distância.

Nenhum comentário: