quarta-feira, 18 de setembro de 2013

como evitar e clarear manchas no rosto

você pode clarear as manchas do rosto em até 100% se conhecer as causas e os melhores tratamentos para combatê-las .


Tratamentos podem clareá-las

Embora o melasma não tenha cura definitiva, é possível clarear as manchas em até 100%. Tudo isso depende, no entanto, do diagnóstico feito pelo dermatologista. Basicamente, o tratamento prevê uso contínuo de filtro solar, cremes e loções despigmentantes, tratamentos realizados em consultórios como peelings e lasers e modulação do uso de hormônios.

Vale destacar que a proteção solar não se limita ao uso de filtros solares. Daí a importância de usar chapéus e roupas adequadas para cobrir totalmente as áreas afetadas. “Entre os clareadores, destacam-se a hidroquinona, o ácido retinóico, o ácido tranexâmico e o ácido azelaico, princípios ativos que podem ser usados em cremes, géis e loções para uso domiciliar, em concentrações indicadas pelo médico”, orienta Freitas. “Eles dificultam a formação de novos pigmentos e devem ser aplicados em toda a área afetada e não só nas manchas”, alerta. Já os procedimentos realizados em consultório devem ser feitos em várias sessões.
PELE DO ROSTO: ELA PRECISA DE SEUS CUIDADOS!Mais fina e delicada do que a do restante do corpo, a pele do rosto, por estar mais exposta ao sol e à poluição, pode pagar um preço alto se não for muito bem tratada. Manchas e rugas são as consequências mais comuns quando os cuidados – em sua maioria, simples – são deixados de lado.

“O rosto necessita da aplicação de filtro com fator de proteção solar 15, o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, e bastante hidratação”, explica a dermatologista Ligia Kogos, que comanda a clínica de mesmo nome em São Paulo. O ideal é passar um hidratante com filtro solar cerca de 10 minutos antes de sair de casa.

Colo e pescoço também não devem ser esquecidos. “A pele do pescoço é extremamente sensível e, no colo, aparecem acnes que se proliferam com a exposição ao sol. Uma solução é aplicar nessas regiões o mesmo filtro solar do rosto”, ensina Ligia.

Uma dica para ter a pele bonita o ano inteiro é incluir no café da manhã alimentos ricos em betacaroteno, como suco de laranja com cenoura, que ajudam na hora do bronzeado e ainda protegem. Vale também usar e abusar de acessórios como óculos escuros e chapéus. “Os óculos são essenciais para quem gosta de tomar sol deitado”, lembra Ligia. “Já as viseiras e bonés são opções boas e juvenis para substituir os chapéus”, completa a profissional.

Elas incomodam e são um dos principais motivos das visitas aos dermatologistas e cirurgiões plásticos: as manchas no rosto. E a incidência cresce ainda mais nesta época do ano, quando a exposição ao sol aumenta e nem todo mundo lembra de proteger corretamente a face. Mais do que um problema estético, as manchas podem até ser sinal de câncer de pele.
Para as manchas benignas — que são a maior parte dos casos — existem tratamentos considerados eficientes e seguros (veja o quadro ao lado). Mas atenção: nenhuma intervenção deve ser feita sem orientação médica.
— O mais importante é saber que não adianta cuidar da mancha e se expor ao sol novamente — orienta Márcia Linhares, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A dermatologista Ana Mósca, também da SBD, lembra que alterações hormonais e uso exagerado de sabonetes inadequados no rosto também mancham a pele, que descolore.
Prevenção
Para prevenir as manchas, a pessoa deve usar protetor solar a cada duas horas, evitar se expor ao sol nas horas de sol forte, procurar a sombra, além de usar chapéu, óculos e guarda-sol de tecido grosso. O protetor solar apenas diminui a quantidade de raios na pele, mas não é um passe livre para pegar sol.


Nenhum comentário: